Perguntas Frequentes


Então, o que é altruísmo eficaz?

A ideia central:

O altruísmo eficaz usa evidência e análise para tomar ações que ajudem os outros o máximo possível.

O mundo tem muitos problemas horríveis, mas não podemos trabalhar em todos de uma vez. Nosso objetivo é realizar o melhor para o mundo com o tempo, energia e recursos que temos.

Há muita concordância entre as pessoas no movimento sobre quais perguntas devemos fazer para descobrir o que mais ajudará os outros. Elas incluem:

Como regra geral, os altruístas eficazes estão procurando por causas ou abordagens que pontuem bem em 3 critérios:

Há também os palpites das pessoas sobre quais ações específicas são mais eficazes. As crenças variam muito neste tópico e fazem com que a seleção de uma causa seja um campo ativo de pesquisa, mas algumas das opções mais populares atualmente incluem:

Acho que uma dessas abordagens que você listou não ajuda muito as pessoas, ou seria realmente prejudicial.

OK, provavelmente alguns outros membros da comunidade concordarão com você! Se você tiver bons motivos para pensar assim e explicar o seu ponto de vista, você convencerá as pessoas e nos ajudará a melhorar o mundo.

Nosso objetivo é responder a boas evidências e análises, por isso debatemos muito e mudamos de ideia com frequência.

Você acha que todos deveriam fazer isso?

Algumas pessoas pensam que ajudar a melhorar o mundo o máximo possível é um dever; alguns vêem apenas o altruísmo eficaz como uma excelente oportunidade para ajudar os outros.

No entanto, nós adoraríamos que você se juntasse a nós para melhorar o mundo de maneiras que têm alto impacto!

Você está dizendo que eu deveria gastar todo meu dinheiro ou tempo nisso?

Geralmente, fazer mais para ajudar os outros é melhor, mas você não deve desistir das coisas que fazem você feliz na vida, ou negligenciar seus compromissos com seus amigos e familiares. Um padrão mínimo comum a ser considerado um aspirante a ‘altruísta eficaz’ é doar 10% de sua renda, ou mudar sua trajetória de maneira notável para ter mais impacto social.

Se você estiver em uma situação difícil, a coisa mais valiosa que você pode fazer é melhorar sua própria vida e se concentrar em ajudar os outros mais tarde, quando estiver em uma posição melhor para fazê-lo.

Isso não é incrivelmente óbvio?

Muitos de nós acham isso bastante óbvio e incontroverso, mas a maioria das pessoas não parece viver dessa maneira. Ou eles não dedicam muito de seus esforços para ajudar os outros, ou eles escolhem o problema para trabalhar com base no que eles acham interessante sem fazer uma pesquisa adequada e comparar suas diferentes opções primeiro.

Se isso parece óbvio para você, ótimo! Você provavelmente gostará de se juntar à nossa comunidade.

Nosso objetivo é melhorar o mundo - não definir o altruísmo eficaz para ser controverso por causa disso.

Vocês só fazem coisas que são funcionam ‘comprovadamente’?

Não, embora uma maior probabilidade de sucesso seja melhor, tudo o mais constante.

Algumas pessoas têm uma forte preferência por abordagens que têm fortes evidências empíricas por trás delas, e são céticas em relação àquelas que não têm. Isso acontece porque elas acham que nossa capacidade de prever quais ações serão úteis e quais não serão antes de serem testadas é muito limitada.

Mas outros pensam que as oportunidades de maior impacto envolverão abordagens mais experimentais ou “especulativas”, como pesquisa científica ou ativismo político.

Na sociedade, é preciso haver uma mistura de ambos.

O altruísmo eficaz é sobre ganhar dinheiro e doar para caridade?

Essa é uma maneira que você pode tentar ter o maior impacto, e uma que as pessoas já exploraram em detalhes, porque já existiam pesquisas sobre as quais se basear.

Mas outras abordagens, como entrar na política ou iniciar um negócio que forneça algum novo produto útil, podem funcionar ainda melhor para algumas pessoas.

Este é um tópico de ativo debate.

Vocês não estão negligenciando a mudança do sistema como um todo?

Não. Não há nada sobre princípios do altruísmo eficaz que rejeite a mudança dos sistemas sociais para melhor, e alguns de nós já estão trabalhando nisso.

O movimento ainda é muito novo, e no começo muita pesquisa e doações foram para abordagens que são “comprovadas”, como a intensificação de tratamentos de saúde rigorosamente testados - às vezes, fornecendo assistência técnica aos governos do mundo em desenvolvimento.

No entanto, à medida que ficamos mais habilidosos em avaliar o que funciona e o que não funciona, muitos de nós estão mudando para abordagens que envolvem mudanças sistêmicas, em alguns casos bastante dramáticas.

Leia mais.

E se eu não tiver dinheiro suficiente para doar?

Você não deve se colocar em uma situação ruim para poder doar. Você provavelmente ajudará mais os outros se você se concentrar em progredir em sua carreira primeiro, deixando você com mais dinheiro para si e para os outros. Além disso, existem muitas oportunidades de trabalho direto que não envolvem doações de dinheiro.

Mantenha em mente que você já pode ser mais rico em uma escala global do que você pensa.

Os pesquisadores do altruísmo eficaz analisaram [inserir causa aqui]?

Talvez, mas talvez não. Existem milhares de maneiras possíveis de causar um grande impacto, e leva tempo para examiná-las completamente e fazer comparações adequadas. A cobertura de nossa pesquisa está crescendo a cada ano, conforme mais pessoas trabalham na pesquisa de priorização de causas.

Os sites para pesquisar se sua organização ou causa de interesse foram discutidos incluem:

Ou tente pesquisar no google por “altruísmo eficaz” e a causa em que está interessado.

E se todos focassem nessa causa ou caridade que você está sugerindo? Isso não seria inútil?

Sim, seria inútil. Oferecemos recomendações sobre o que achamos que são as melhores oportunidades disponíveis para ajudar, considerando o que outras pessoas já estão fazendo no momento.

À medida que mais pessoas aproveitarem as oportunidades que recomendamos, elas deixarão de ser tão negligenciadas, e o valor de alocar mais recursos para elas diminuirá. Nesse ponto, ficaríamos entusiasmados em fazer mais pesquisas e mudar nossa recomendação para o que quer que seja a nova melhor causa ou intervenção.

Como faço para comparar algo que funciona com certeza com algo que talvez funcione, mas seria mais valioso se funcionasse?

Em resumo, o “valor esperado” de uma abordagem é a probabilidade de ela funcionar multiplicada pelo valor gerado se funcionar:

Valor esperado = Probabilidade de sucesso × Valor se você tiver sucesso

Assim, duas coisas seriam igualmente boas se uma tivesse metade da probabilidade de funcionar, mas duas vezes mais valor se o fizesse.

É claro que estimar a probabilidade de sucesso não é fácil, e precisamos ter cuidado para não sermos excessivamente confiantes sobre nossos próprios planos. Estimar a probabilidade de sucesso de novos projetos é o tipo de coisa em que os pesquisadores profissionais do altruísmo eficaz trabalham.

Aqui está uma definição mais técnica de valor esperado.

Vocês estão dizendo [inserir causa aqui], ou o que estou fazendo para melhorar o mundo, não é o mais eficaz?

Talvez.

Cada um de nós tem uma gama de oportunidades disponíveis para ajudar os outros, e alguns farão muito mais do que outros. Se você não tentou ativamente escolher o que tem o maior impacto, é improvável que você acabaria fazendo a melhor coisa por acaso. É difícil escolher a melhor opção mesmo quando você dedica muito tempo para descobrir qual é!

Você provavelmente poderia fazer ainda mais se avaliasse e comparasse várias opções diferentes e escolhesse a melhor. Isso não é uma crítica ao trabalho que você já está fazendo, é apenas uma excelente oportunidade para ajudar ainda mais pessoas!

O altruísmo eficaz requer sacrifício pessoal?

O altruísmo pode exigir gastar seu dinheiro ou seu tempo de forma diferente do que você usualmente faria, e para algumas pessoas isso poderia ser um sacrifício. Mas para muitas pessoas, gastar sua vida trabalhando para melhorar o mundo fornece um objetivo claro e significativo, e um grupo social amigável para colaborar com o que, de outra forma, poderia estar faltando.

Para essas pessoas ajudar os outros, tanto quanto possível, pode ser mais significativo, gratificante e talvez até mais divertido, do que qualquer uma das alternativas.

Antes de mais nada, você tem que ter certeza de que consegue se manter entusiasmado ou não será capaz de ajudar ninguém.

Independentemente disso, não há nada de desejável no sacrifício.

A caridade não começa em casa?

Não há nada de ruim em ajudar as pessoas que você conhece ou a si mesmo. Mas em muitos casos as oportunidades de ajudar pessoas distantes são muito maiores, especialmente se você mora em um país rico.

Por exemplo, por $ 1.000 você poderia dobrar a renda anual para uma família envolvida na agricultura de subsistência no Quênia. Isso pode transformar a vida de várias pessoas. Se você mora em um país rico, dificilmente US$ 1.000 promoveria o mesmo impacto.

Os altruístas eficazes acham que todos são igualmente importantes, não importa onde morem ou se são seus amigos próximos.

Não é este tipo de cálculo e impessoal?

Bem, é verdade que fazemos cálculos e nem sempre conhecemos as pessoas que estamos ajudando. Mas a maioria de nós é atraída para fazer isso porque temos um alto nível de empatia pela vida dos outros, independentemente de onde eles estejam.

Queremos descobrir onde podemos ajudar mais porque nos importamos muito.

Algum de vocês está envolvido na política?

Sim, muitos de nós estão interessados ​​em política, e alguns estão buscando ativamente carreiras na política em vários partidos, ou através de pesquisas sobre as mudanças políticas mais valiosas a serem seguidas.

O altruísmo eficaz é de esquerda, de direita, libertário, conservador ou algo mais?

Nenhuma das alternativas. Temos pessoas de todo o espectro político participando. O que nos une é ter uma mente aberta e uma abordagem pragmática para ajudar os outros. Pessoas de muitas convicções políticas compartilham isso.

Eu não acho que ‘caridade’ funcione bem em geral.

É possível que a maioria das instituições de caridade seja ineficaz, algo que muitos de nós acreditamos, mas um pequeno número alcance resultados surpreendentes. É por isso que é tão importante encontrar as melhores. No entanto, se você é extremamente cético em relação às organizações sem fins lucrativos, o altruísmo eficaz não é especificamente sobre as organizações sem fins lucrativos - elas são apenas uma via possível para o impacto social.

O que significa ajudar as pessoas? Ou, o que é ‘fazer o bem’?

Altruístas eficazes se concentram em melhorar vidas. Todos concordariam que, tudo o mais constante, reduzir o sofrimento e aumentar a felicidade é bom. Pode haver outras formas de fazer o bem - promover a arte ou preservar o ambiente natural - mas não é isso que trata o altruísmo eficaz.

Leia mais.

Pode ser difícil comparar imparcialmente benefícios diferentes recebidos por pessoas diferentes, mas tentamos ser tão neutros quanto possível ao fazer isso também.

Quem são esses ‘outros’ que vocês estão tentando ajudar?

Outras pessoas vivas agora ao redor do mundo estão obviamente incluídas. A maioria também acha que os animais são importantes - embora geralmente cada um conte menos que um humano - assim como pessoas que possam viver no futuro. O critério mais popular para inclusão é “estar consciente”, embora, é claro, o que é consciência e quem é consciente não seja um problema resolvido.

Todos vocês são vegetarianos?

Um número significativo é, porque eles acham que os animais de fazenda vivem vidas horríveis, especialmente quando confinados em fazendas industriais, ou que a agricultura animal é prejudicial ao meio ambiente. Mas, ao mesmo tempo, muitos não são.

Alguns de nós estão pesquisando como melhor ajudar os animais.

Isso é utilitarismo?

Diferentemente do utilitarismo, o altruísmo eficaz não necessariamente diz que ajudar os outros é obrigatório, e o altruísmo eficaz não diz que é permissível violar os direitos das pessoas, mesmo que levasse a melhores consequências.

Os utilitários geralmente estão entusiasmados com a ideia de altruísmo eficaz, mas muitos altruístas eficazes não são utilitários e se preocupam intrinsecamente com outras coisas além do bem-estar, como violação de direitos, liberdade, desigualdade, virtude pessoal e muito mais. Na prática, a maioria das pessoas dá um pouco de peso a uma série de diferentes teorias éticas.

Como as pessoas que vocês estão tentando ajudar estão envolvidas na tomada de decisões?

A possibilidade de não compreendermos e atendermos às necessidades das pessoas que estamos tentando ajudar é real, e um risco que temos de permanecer constantemente vigilantes. Se não ouvirmos ou entendermos os destinatários, seremos menos eficazes, o que é oposto ao nosso objetivo.

Grupos diferentes têm maneiras diferentes de lidar com isso.

Algumas pessoas apoiam o GiveDirectly porque ele dá dinheiro para as pessoas em situação de pobreza, deixando-as decidir como gastam o dinheiro. Isso é visto como empoderamento das pessoas em situação de pobreza em maior escala do que a escolha de serviços que, em última análise, podem não ser desejados pela comunidade local.

Outros fornecem serviços básicos de saúde, como vacinas ou micronutrientes, que consideram tão claramente bons que é muito improvável que os receptores não os valorizem (e, em qualquer caso, poderiam rejeitá-los se quisessem). Eles esperam, então, que uma saúde melhor permita às pessoas melhorar aspectos de suas próprias vidas de maneiras que nós, como estranhos, não poderíamos. Nos casos em que os itens acima não se aplicam, é necessário realizar avaliações de impacto detalhadas para ver como os destinatários realmente se sentem sobre o serviço que pretende ajudá-los. É claro que essas pesquisas nem sempre são confiáveis.

Em outros casos em que as pessoas estão tentando ajudar animais ou gerações futuras, esses problemas podem ser ainda mais difíceis, e as pessoas fazem o melhor que podem para prever o que eles gostariam se pudessem falar conosco. Casos óbvios incluiriam porcos que não gostariam de ficar permanentemente confinados em “caixas de gestação” nas quais eles não podem se virar, ou gerações futuras não dispostas a herdar um planeta no qual humanos não podem viver com facilidade.

Eu já pago meus impostos. Por que eu deveria fazer mais?

Mesmo depois de pagar nossos impostos, muitos de nós descobrimos que ainda temos muita capacidade e desejo de ajudar as pessoas. Para alguns de nós isso é baseado no entusiasmo com as oportunidades que vemos para melhorar a vida das pessoas; para outros, é baseado em um senso de dever para com os menos afortunados. Em muitos casos, apoiamos causas válidas que não são abordadas pelos governos.

Existem altruístas eficazes religiosos?

Sim, há altruístas eficazes de diversas origens religiosas. Muitas religiões historicamente incorporaram a caridade ou o dízimo e promoveram ajudar os outros, e os altruístas eficazes religiosos acham que é importante observar esses deveres da melhor maneira possível. Dito isto, há também muitos altruístas eficazes não religiosos.

Por que eu deveria me juntar ao movimento de altruísmo eficaz? Eu já estou planejando fazer muito bem por conta própria, e não tenho certeza se sua abordagem é a melhor.

Juntar-se ao movimento tem uma série de vantagens:

Dito isto, é possível se envolver com o altruísmo eficaz sem ter qualquer interesse na comunidade. Se você já causa muito impacto mesmo sem nós, isso é ótimo!

Como posso me envolver?

Estamos felizes que você gostaria de se juntar a nós! Aqui estão algumas coisas que você pode fazer:

Escrito e traduzido por diversos colaboradores.